Com-Rebio

Comissão Permanente de Entidades Ligadas à Preservação da Reserva Biológica do Tinguá

A Com-Rebio foi criada a partir das constataçoes e relatos de diversas ONGs de como se encontra a Unidade de Conservação RESERVA BIOLÓGICA DO TINGUÁ, e seu entorno (10 km após a demarcaçao do limite da reserva).

Visando as possibilidades de desenvolver um trabalho em parceria dos governos municipais, estadual e federal e Organizaçoes Não Governamenais, debateu-se a viabiliade da criação de um conselho que acompanhe as atividades socias, educativas, fiscais e científicas da Rebio - Tingua.

Estabeleceu-se na primeira reunião em Tingua (21/3/98), organizar-se uma Comissão.

No segundo encontro em Jaceruba , constituiu-se grupos de trabalho, para operacionalizaçao das atividades.

Ja no terceiro encontro, em Xerem firmou-se propostas e desenvolveram-se oficinas de trabalhos. Combinando de se realizar um circuito, entre os municipios de entorno da Rebio - Tingua.

O quarto encontro aconteceu na data do aniversario da Rebio - Tingua, no dia 23 de maio 1998, a Rebio - Tinguá comemorava 9 anos de sua criação, no municipio de Miguel Pereira com um extraordinario apoio da Prefeitura local, e com uma presença extraordinaria dos grupos interessados nesta importantíssima mobilização e com otima produtividade dos diversos grupos de trabalho e vale aqui ressaltar a exelente participação da comissão organizadora, Ovidio, Renato, Carlos, Quinino, Jeane, Ediel, Jonathas, Fernando e Cosme.

O próximo encontro acontecerá no Municipio de Petrópolis/RJ, que tem relevante importância na Rebio - Tinguá pois grande parte dos manancias de água que cortam a Rebio - Tinguá vem deste Municipio.